sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

CEB - Centro de Ensino Bíblico


Crescimento e Unidade Espiritual


BLOCO 1: Crescimento Espiritual

Matéria:  Desenvolvendo a Salvação

“... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”. Filipenses 2:12
Desenvolver: Operai, Efetuai, Pôr em Ação, Trabalhai com Afinco, ...
Desenvolver a minha salvação com profunda reverência e temor.
1° Passo Conversão: "Mudança de vida operada por Deus. Essa mudança tem dois aspectos.
O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento: Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para que assim sejam apagados os vossos pecados. Atos 3.19
 O segundo, relacionado com Cristo, é a fé": A fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo. Romanos 10:17.  Depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. Efésios 1:13.
Conversão é passar pelo Novo Nascimento: Deus nos salvou em Cristo mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, Tito 3:5-6.  Regeneração:  O termo significa literalmente “gerar novamente” e só aparece duas vezes no Novo Testamento: a primeira no sentido escatológico (Mt 19.28), ao se referir à restauração de todas as coisas; e a outra como sinônimo de novo nascimento, cujo sentido é de salvação em Cristo (Tt 3.5). Isso significa ser gerado da semente incorruptível (1Pe 1.23). O primeiro nascimento do ser humano se dá: Do relacionamento sexual do seu pai com a sua mãe. O segundo nascimento não é pelo sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6. Jesus disse a Nicodemos: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:5.
2° Passo: O desenvolvimento da nossa salvação que nos leva ao crescimento espiritual se dá através desta nova vida que alcançarmos pela fé em Cristo Jesus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
2 Coríntios 5:17. E esta nova vida deve ser vivida pela fé; a mesma fé que nos salvou em Cristo Jesus é a que sustenta a nossa vida cristã. Deus diz em Sua Palavra: “O justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”. Hebreus 10:38. O Senhor Jesus Cristo é o Autor e Consumador da nossa fé. Hebreus 12.2. E a base desta fé está no poder de Deus. I Coríntios 2.5. Portanto, a fé cristã ela é:
a)      Fé Consciente temos conhecimento da sua origem.
b)      Fé Inteligente que vem pelo ouvir a Palavra de Cristo
c)       Fé Operosa ela é produtiva, operadora de milagres, transformadora...
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Hebreus 11:1

3° Passo: A Palavra de Deus, é o alimento que contém todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável, equilibrado emocional e espiritualmente. Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4:4. – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3:16,17. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12.
A Palavra de Deus é poderosa para dividir a alma do espírito. A alma é a sede das nossas Emoções: Onde expressamos nossos sentimentos, ressentimentos, gostos, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc.
Mente: Sede da alma, intelecto, pensamentos, raciocínios, memória.
Vontade: Responsável pelas nossas escolhas, decisões e vontade.

Somos um ser tricotomo:  Sou um espírito, possuindo uma alma e habitando em um corpo.




























BLOCO 2: Unidade da  FÉ
Em nossos tempos de conf




Nenhum comentário:

CEB - Centro de Ensino Bíblico

Crescimento e Unidade Espiritual BLOCO 1: Crescimento Espiritual Matéria:  Desenvolvendo a Salvação “... desenvolvei a vo...